quarta-feira, 23 de março de 2011

Mitos e Verdades sobre a Acupuntura

A técnica oriental de aplicação de agulhas já é reconhecida como eficaz no tratamento e prevenção de doenças. Mas o que é realmente verdade sobre a acupuntura?

A acupuntura pode ser utilizada para tratar e prevenir tanto problemas físicos quanto psíquicos.
Verdade. Além de doenças como fibromialgia, varizes ou artrose, a acupuntura pode ser utilizada para controlar a ansiedade, diminuir o estresse e tratar a insônia. Como a técnica melhora o metabolismo de forma geral, o paciente tende a sentir-se com melhor disposição para as atividades do dia-a-dia, aumentando a sensação de bem-estar.

A acupuntura é ligada à religião e ao misticismo.
Mito. Atualmente, a acupuntura é recomendada como tratamento para mais de 40 doenças pela Organização Mundial de Saúde. O tratamento possui caráter medicinal e seus efeitos são comprovados pelos padrões científicos ocidentais.
A acupuntura ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares e neurológicas.
Verdade. No sistema cardiovascular, a acupuntura ajuda o corpo a estabelecer o equilíbrio entre os colesteróis HDL e LDL e ajuda na circulação de forma geral. No sistema nervoso, as agulhas podem ser usadas para tratar enxaquecas, dores de cabeça e, até mesmo, seqüelas de Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame.
Idosos não podem fazer acupuntura.
Mito. Os idosos podem, sim, fazer acupuntura. Inclusive, a técnica pode ajudar a tratar e prevenir os problemas de saúde mais comuns na terceira idade como as doenças cardio-respiratórias, neurológicas e reumato-ortopédicas.
A acupuntura pode ser usada para fins estéticos.
Verdade. A acupuntura estética é uma técnica usada para proporcionar o rejuvenescimento da pele e delineamento do tônus muscular. A aplicação pode ser feita em casos de rugas, flacidez, acne, manchas, gordura localizada, estrias e celulite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário